Social Icons

Pages

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Visibilidade e Paciência


Refletindo sobre o último post, estava pensando que visibilidade e paciência são duas coisas essenciais para o profissional freelancer.

A princípio pode ser batido e óbvio de se pensar que para se conseguir trabalho as pessoas tem que saber que você existe. Então visibilidade é muito importante. Perfis de facebook, blogs (hehe), e-mails corporativos para onde pode mandar seu currículo e jornais de associações são todos fontes boas de visibilidade. Você deve ir atrás de quem pode precisar contratar seus serviços, então buscar entrar em contato com essas pessoas e fazer com que eles saibam que você exista. De forma profissional, claro, nada de ficar mandando 15 e-mails perguntando se leram seu currículo.

E a paciência? Acredito ser essencial também, principalmente no começo de carreira quando a visibilidade é lenta.

Dos dois acho que a paciência é a mais difícil de se ter, visibilidade é espalhar o currículo e portfolio e cartões pelo mundo e internet. O difícil é acordar no dia seguinte e ver que não apareceu nenhuma oferta de trabalho, e no dia seguinte, e no dia seguinte, e no dia seguinte... Só checando os e-mails, verificando se enviou tudo para o endereço certo... Por isso a paciência é tão importante.

Já vi muitos comentários de tradutores e artistas de que enviaram currículos para empresas e não houve resposta. Nessa hora tem que ter paciência, não esquecer o que fez, mas continuar fazendo... Sempre tem mais um para enviar currículo testes. Eventualmente alguém que precisa do seu serviço vai achar você... Claro que nessa hora provavelmente vão acontecer duas coisas, primeiro o cliente vai querer pagar uma miséria e segundo vão aparecer mais serviços do que você consegue atender mesmo se ficar acordado 24h por dia durante um mês inteiro. Mas isso também faz parte...

Gostaria de aproveitar e indicar dois sites
www.odesk.com

Os dois são sites sérios e reúnem freelancers e pessoas querendo contrata-los do mundo inteiro. Entretanto um aviso, nesses sites existem muita gente que cobra uma miséria e gente que está acostumada a pagar uma miséria, então é comum você achar uma proposta de trabalho legal, mas que chove gente cobrando USD 2,00 por hora de trabalho. A dica é continuar insistindo, tomar cuidado para não entrar em fria e se acontecer de alguém dar o serviço para quem cobra isso lembrar que a pessoa está muito provavelmente recebendo pelo que pagou e possivelmente deve retornar procurando alguém melhor.

Além disso existem pessoas que estão dispostas a pagar por qualidade, até por terem se queimado da primeira vez. Então peneirando e dando tempo ao tempo você provavelmente achará algo... Talvez da próxima vez escreva sobre perseverança ou teimosia pura...

1 comentários:

  1. Ainda bem que vc tem bastante paciência, sem contar que é um excelente profissional. Que venham muitos (bons)trabalhos para este ano =)

    ResponderExcluir