Social Icons

Pages

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Perseverança ou Teimosia Pura


Como mencionei no último post, gostaria de falar um pouco sobre essa qualidade necessária para alguém que tenta ganhar a vida como freelancer.

Uma busca rápida em um dicionário online (http://www.dicio.com.br/) nos dá que uma definição da palavra é: “s.f. Qualidade ou ato do que persevera; persistência. Que insiste até alcançar.

E sim, também não gosto quando as pessoas começam com definições de dicionários, mas prometo que não farei isso muitas vezes.

Mas voltando ao assunto, acho que já mencionei que acredito ser muito mais difícil trabalhar como freelancer do que como empregado. Como empregado você tem limites, talvez um chefe chato, um trabalho difícil e colegas terríveis, entretanto você (pelo menos em teoria) tem garantido um salário uma vez por mês, independente do cliente da empresa gostar ou não do seu trabalho.

Agora como freelancers levamos um tempo para conseguir uma carteira de clientes e reconhecimento suficiente na praça para que possamos realmente viver disso. Nesse período sombrio temos que insistir e não desistir. As vezes apelando para a teimosia pura e simples quando somos confrontados por alguém perguntando porque ainda insistimos nisso. É essa perseverança que nos permite olhar para a pessoa e falar que você está fazendo o que quer e que os outros cuidem de suas próprias vidas.

Sempre fui defensor do autoconhecimento e auto avaliação com relação as próprias qualidades da pessoa. Um bom profissional de qualquer área tem que saber exatamente o que ele sabe fazer, saber o que consegue fazer facilmente, o que vai precisar pesquisar e o que não consegue fazer. O mais difícil é dosar as tendências naturais de ou se subestimar ou de se superestimar. Mas isso é conversa para outra hora.

Mas quando digo perseverança e teimosia quero dizer para não desistir, não estou dizendo para insistir até acabar na rua. Tanto a perseverança e teimosia tem que ser dosadas, pois como tudo no mundo em excesso pode ser ruim. O importante é chegar lá, mesmo que para isso seja necessário dar uma volta maior. Não é vergonhoso ou errado você fazer uma retirada estratégica e conseguir um emprego fixo que garanta uma estabilidade ou um mínimo de sobrevivência até que as coisas engatem. O errado é desistir e ficar o resto da vida reclamando que não conseguiu por um motivo ou outro.

A perseverança é o que nos faz voltar e insistir no que sabemos ser o que queremos. Eu tenho total intenção de continuar sendo um tradutor freelancer, mas por outro lado como todo bom freelancer, sei que preciso sobreviver, me adaptar e sempre (mas sempre mesmo) ficar de olho aberto para qualquer oportunidade que possa surgir (não que você precise agarrar todas as oportunidades, mas pelo menos têm que saber quais estão disponíveis).

O principal, de todas essas voltas que dei, é continuar tentando. Mesmo que precise parar por um tempo por um motivo ou outro, não desistir e sempre insistir. Talvez tudo que seja necessário é uma retirada estratégica para se reagrupar e se preparar melhor para investir de novo. 

6 comentários:

  1. Com certeza é sempre bom ter esse pensamento, principalmente quando a maré está baixa. Ainda estou aprendendo a usar essa teimosia para o lado positivo =)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Ange, e é um aprendizado constante e sem fim mas que vale a pena. :-)

    ResponderExcluir
  3. Isso é bem verdade, Thales, a vida de freelancer é bastante difícil (além de tudo isso que você mencionou, ainda tem os olhares condescendentes das pessoas que acham que, na verdade, você é um boa vida que não trabalha, por não ter um emprego fixo, hehehe). E a estabilidade de um emprego convencional é muito "sedutora", então há que se ter perseverança mesmo, ou então a gente desiste. Torço para que tudo dê certo para você e para a Angela.

    Ando precisando exercitar essa teimosia com o meu livro :)

    ResponderExcluir
  4. Liége, o seu problema com o livro não é falta de teimosia, é excesso de WOW... hehehe Brincadeira, o livro vai sair sim, quero muito ler o que vai acontecer com os personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não está de todo errado, Thales XD Mas eu vou terminar o/!!

      Excluir
    2. Eu não tenho dúvidas que você vai terminar liége :-) Tanto que estou curioso para ver o que acontece :-)

      Excluir